O transporte aéreo de pás de turbinas eólicas pode ajudar a tornar o futuro dos parques eólicos terrestres mais ambicioso. A pensar nisso está a ser construído um novo avião gigante para transportar turbinas eólicas por todo o mundo.
Destinado a revolucionar a forma como as peças das turbinas eólicas são transportadas, o WindRunner foi especificamente construído para transportar pás de turbinas eólicas com um comprimento de 104 metros (341 pés).
Considerando-se um “catalisador das energias renováveis“, esta empresa que está por detrás do avião de carga espera que este possa levar a eletricidade de baixa energia a locais longínquos, para “expandir radicalmente o âmbito e a escala da indústria da energia eólica em terra“. Permitirá também que as turbinas eólicas sejam fabricadas em locais remotos “onde se encontram os recursos mais promissores“.
Embora já tenham sido efetuados testes e simulações exaustivos em túneis de vento, as operações comerciais estão previstas para finais de 2027.
Pode parecer invulgar que uma empresa de energia mude para a aviação, mas a empresa de energia Radia criou o WindRunner quando percebeu que não seria viável transportar os seus projetos de turbinas de grandes dimensões por via terrestre. Os fabricantes já se debatem com o transporte de lâminas com 70 metros de comprimento, que podem provocar o congestionamento do tráfego durante a sua deslocação. As estradas têm de ser encerradas, e é necessária uma escolta policial devido aos veículos largos e pesados. O inovador avião WindRunner será o primeiro a resolver este problema logístico e a garantir o futuro das turbinas eólicas gigantes com pás de 104 metros de comprimento.
Apercebendo-se rapidamente de que é impraticável modificar os aviões de carga existentes para os tornar maiores, a Radia considerou aeronaves flutuantes como os dirigíveis, que foram excluídos por terem dificuldade em levantar objetos muito pesados, serem lentos em termos de velocidade e necessitarem de uma vasta área livre de cerca de 150 acres para aterrar e descolar. Os helicópteros também foram considerados, mas não têm capacidade de carga útil suficiente para levantar ou aterrar uma pá pesada ou velocidade significativa suficiente. E são transportadores perigosos devido a possíveis rajadas de vento.
O WindRunner é enorme (108 metros de comprimento por 80 metros de largura), com um amplo compartimento de carga (105 metros de comprimento por 7,3 metros de largura e altura), por isso pode facilmente acomodar pás de turbinas gigantes. Isto faz com que o WindRunner seja 239 por cento mais comprido do que um Boeing 747-400F. O projeto do avião é 80 vezes maior do que o do maior porta-aviões militar do mundo – e mais comprido do que o comprimento do Estádio de Wembley, em Inglaterra. Mas o avião foi concebido pelo seu potencial de capacidade e para facilitar o acesso aos locais dos parques eólicos. O avião possui um sistema especializado de carga e descarga no nariz da aeronave, de modo que as pás podem ser manobradas eficientemente a partir da porta de carga, reduzindo o tempo gasto nos parques eólicos. Em termos de eficiência de combustível, a aeronave tem dois motores avançados que lhe permitem atingir velocidades de cruzeiro até cerca de 740 km/h enquanto transporta cargas úteis até 72 575 kg.
O impacto ambiental e as implicações das emissões de carbono da aeronave e a sua comparação com a logística de transporte existente ainda não foram divulgados. Para fazer deste projeto especializado um novo padrão em aviões de carga, a empresa está a trabalhar com fabricantes e fornecedores aeroespaciais: a Leonardo, um fabricante italiano que desenvolverá a fuselagem, e a Aernnova, que fornecerá as asas e os pilares do motor. A Radia planeia estabelecer bases operacionais WindRunner em todo o mundo para servir diferentes regiões e assegurou o seu primeiro contrato para fornecer turbinas a um parque eólico à escala de um gigawatt. A empresa começou a trabalhar na produção do WindRunner, que poderá estar em funcionamento já no final de 2027.
Vídeo sobre o WindRunner e o transporte de turbinas eólicas
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