purificar, reutilizar, repetir: tratamento de águas residuais com sistemas móveis

purificar, reutilizar, repetir: tratamento de águas residuais com sistemas móveis

Diferentes processos industriais requerem água para diferentes fins, desde o arrefecimento ou condensação, à produção de vapor, a várias atividades de fabrico e refinação. Neste cenário complexo, o principal desafio é garantir um abastecimento com diferentes padrões de qualidade, e os recursos hídricos alternativos desempenham um papel fundamental na satisfação da procura crescente.

Pedro Paixão, da Mobile Water Solutions (MWS), analisa a forma como o tratamento e a reutilização de águas residuais com instalações móveis é uma das formas mais eficientes para implementar uma gestão sustentável da água, garantir um funcionamento seguro e eficiente das instalações e salvaguardar a continuidade da atividade.

O tratamento de águas residuais na atualidade

Os desafios do abastecimento de água são cada vez mais cruciais para as operações, o crescimento e a rentabilidade de uma empresa. Os processos industriais geram grandes volumes de águas residuais que são difíceis de tratar devido à variabilidade da sua composição. Estas têm elevados CQO e CBO porque contêm compostos orgânicos, bactérias, detergentes sintéticos, metais pesados, sólidos em suspensão e, no caso das águas residuais petroquímicas, hidrocarbonetos, solventes, óleos e gorduras.

A depuração das águas residuais exige tratamentos específicos. Em primeiro lugar, por filtração, flotação ou clarificação, sendo possível remover os sólidos em suspensão e os óleos e gorduras, que seriam problemáticos para as fases subsequentes.

As unidades móveis de flotação podem melhorar a eficiência dos sistemas de tratamento existentes, permitindo uma maior flexibilidade de toda a instalação. Por exemplo, os flotadores da série MODAF da Mobile Water Solutions são utilizados para efetuar o tratamento terciário, separando os sólidos dos líquidos em instalações de processos industriais. Também são utilizados em instalações biológicas existentes, para pré-tratamento, se instalados a montante, ou para clarificação se instalados a jusante.

Pedro Paixão
NSI Mobile Water Solutions
Tel.: +351 914 872 823 / +34 676 515 897
[email protected] · www.nsimobilewatersolutions.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 54. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: [email protected]

Translate »