Pedro Paixão, da Mobile Water Solutions (MWS), analisa a forma como o tratamento e a reutilização de águas residuais com instalações móveis é uma das formas mais eficientes para implementar uma gestão sustentável da água, garantir um funcionamento seguro e eficiente das instalações e salvaguardar a continuidade da atividade.
O tratamento de águas residuais na atualidade
Os desafios do abastecimento de água são cada vez mais cruciais para as operações, o crescimento e a rentabilidade de uma empresa. Os processos industriais geram grandes volumes de águas residuais que são difíceis de tratar devido à variabilidade da sua composição. Estas têm elevados CQO e CBO porque contêm compostos orgânicos, bactérias, detergentes sintéticos, metais pesados, sólidos em suspensão e, no caso das águas residuais petroquímicas, hidrocarbonetos, solventes, óleos e gorduras.
A depuração das águas residuais exige tratamentos específicos. Em primeiro lugar, por filtração, flotação ou clarificação, sendo possível remover os sólidos em suspensão e os óleos e gorduras, que seriam problemáticos para as fases subsequentes.
As unidades móveis de flotação podem melhorar a eficiência dos sistemas de tratamento existentes, permitindo uma maior flexibilidade de toda a instalação. Por exemplo, os flotadores da série MODAF da Mobile Water Solutions são utilizados para efetuar o tratamento terciário, separando os sólidos dos líquidos em instalações de processos industriais. Também são utilizados em instalações biológicas existentes, para pré-tratamento, se instalados a montante, ou para clarificação se instalados a jusante.
Pedro Paixão
NSI Mobile Water Solutions
Tel.: +351 914 872 823 / +34 676 515 897
mws@nijhuisindustries.com · www.nsimobilewatersolutions.com
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” n.º 54. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Plug & Play: agrovoltaica como modelo de sustentabilidade energética e agrícola
-
Revolução digital em subestações de transformação
-
PLENTICORE G3 da KOSTAL recebe prémios pela sua eficiência e compatibilidade
-
Desligar sistemas fotovoltaicos em caso de incêndio
-
Rolear: autoconsumo fotovoltaico no comércio de automóveis