Na era da transição energética, a descarbonização, a digitalização, a descentralização e a eletrificação estão a alterar a forma de produzir, comprar e gerir a energia. As microgrids podem desempenhar um papel fundamental no novo panorama energético, estando provada a sua capacidade de garantir a fiabilidade da energia dos ativos de produção no local e reduzir os custos energéticos e a pegada de carbono. Assim, de forma indireta, elas contribuem para conseguir edifícios e indústrias neutros em carbono.
A Schneider Electric e a Câmara de Comércio de Grenoble propuseram-se a converter o Institut des Métiers et des Techniques (IMT) daquela cidade francesa num living lab, através do projeto LearningGrid – um exemplo dos benefícios da integração das energias renováveis e da formação dos profissionais dos diversos setores em temas de energia.
Joaquim Daura
Active Energy Management Director
Schneider Electric Portugal
Tel.: +351 217 507 100 · Fax: +351 217 507 101
pt-atendimento-cliente@schneider-electric.com · www.se.com/pt
Download
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº44. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Outros artigos relacionados
- Case Study “o papel das microalgas na transição energética” da edição 44 da “renováveis magazine”;
- Artigo de Opinião “2020, o ano da transição energética e digital“
- Artigo “Os três pilares da transição energética” presente na edição 34 da “renováveis magazine”;
- Dossier “armazenamento de energia” da edição 42 da “renováveis magazine”;