O projeto desenvolvido pela Rolear Mais nas instalações da Necton, em Olhão, segue esta lógica: uma unidade de produção para autoconsumo implementada inicialmente em 2020 e recentemente ampliada, reforçando a capacidade instalada e a integração com o sistema elétrico da unidade industrial.
Contexto do cliente e requisitos técnicos
A Necton, empresa algarvia com atividade em microalgas e sal marinho, opera com cargas contínuas e de elevada potência, com especial destaque para chillers que mantêm controladas as condições do processo. Esta realidade torna o perfil de consumo particularmente exigente e sensível a interrupções, justificando a adoção de uma unidade de produção para autoconsumo com arquitetura robusta e escalável.
Duas fases de implementação e upgrade de potência
A solução foi desenhada em duas etapas. Numa primeira fase, a Necton instalou uma UPAC de 166 kWp, sem acumulação, com 534 módulos fotovoltaicos Sharp, três inversores SMA Sunny Tripower CORE1 de 50 kW e estruturas Sunfer. A montagem realizou-se nas coberturas existentes, cumprindo a condicionante imposta pelas entidades gestoras do Parque Natural da Ria Formosa: ausência de infraestruturas permanentes e proibição de fixação direta ao solo.

A segunda fase corresponde ao passo típico de Upgrade em contexto C&I. A potência instalada foi ampliada para 354,46 kWp, foram adicionados dois inversores SMA Sunny Highpower de 100 kW, reforço estrutural e melhoria do sistema de monitorização e controlo. Além do ganho energético, a atualização técnica permitiu à equipa consolidar know-how em equipamentos de maior escala e complexidade, uma mais-valia para futuras intervenções.
Grupo Rolear
Tel.: +351 289 860 300
marketing@rolear.pt · www.rolear.pt
Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº65. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt
Mais artigos relacionados
- Case study “Rolear: autoconsumo fotovoltaico no Centro Porsche Faro” presente na Renováveis Magazine;
- Case study “Rolear: autoconsumo fotovoltaico no comércio de automóveis” presente na Renováveis Magazine;
- Artigo de opinião “Autoconsumo comercial e industrial em Portugal: armazenamento e o futuro da energia inteligente” da edição 64 da Renováveis Magazine;
VOCÊ PODE GOSTAR
-
novo K2 Pi-Rack: montagem simples do módulo
-
Design elétrico Eplan sem limites para operadores de rede
-
O auge das energias renováveis e as novas exigências tecnológicas
-
Defletores Solarbloc® contra a intensidade das tempestades de 2026
-
Digitalização: aumentar a eficiência na construção de armários de controlo e comando

