renováveis magazine

uso inteligente de excedentes com inversores KOSTAL

Uso inteligente de excedentes com inversores KOSTAL

A KOSTAL Solar Electric, fabricante alemã de inversores solares, dispõe de diferentes formas de armazenar e utilizar a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos, oferecendo uma gestão eficiente e automática, adaptada às novas tendências tecnológicas.

Esta gestão inteligente permite melhorar a autossuficiência, como armazenar o excesso de energia em baterias, recarregar o seu veículo elétrico ou converter a energia solar fotovoltaica em frio ou calor.

A KOSTAL abre, portanto, possibilidades para diferentes formas de utilização de energia fotovoltaica que são perfeitamente combináveis entre si. A seguir, contaremos quais são as possibilidades de um melhor aproveitamento de energia em instalações solares com KOSTAL.

Acumulação em baterias de alta tensão

Os inversores monofásicos PIKO MP Plus e Plenticore têm a possibilidade de operar nos modos solar, híbrido e carregador, proporcionando flexibilidade e extensibilidade às instalações fotovoltaicas. Tanto o PIKO MP plus como o Plenticore já demonstraram a sua eficiência em várias ocasiões durante a inspeção do armazenamento de energia no HTW em Berlim, graças à eficiência da combinação entre os nossos inversores fabricados na Europa e a acumulação em baterias de alta tensão.

A acumulação de excedentes torna-se um fator chave para poder armazenar a energia solar que não utiliza durante o dia e, assim, poder descartá-la quando não temos o sol a incidir nos nossos painéis solares, o que significa uma melhoria na autossuficiência da nossa instalação que, com um bom planeamento de dimensionamento, pode chegar a 80% ou até mais em alguns casos.

No caso de ter uma instalação monitorizada com inversores KOSTAL e ainda não ter uma bateria instalada, a app de monitorização KOSTAL Solar App oferece uma ferramenta chamada “bateria virtual” que nos ajuda a selecionar a capacidade de bateria apropriada com a qual obteríamos um maior valor de autossuficiência ao longo do ano.

Outra forma de melhorar a redução da conta de eletricidade é poder selecionar o intervalo de tempo no qual se descarrega a energia acumulada nas baterias, para assim a utilizar no horário mais caro do dia. Ao depender da tarifa de energia elétrica deve ter em conta que ao longo do dia pode haver variações no preço da energia.

KOSTAL mantém-se fiel a si mesma e à diversidade dos seus sistemas

Além das soluções de bateria comprovadas da BYD, BMZ e LG, a KOSTAL estabeleceu novas parcerias com fabricantes de baterias. As unidades de armazenamento de bateria da Pylontech, por exemplo, agora são suportadas por 2 variantes com capacidade de armazenamento entre 7 e 25 kWh. A nova unidade de armazenamento da Wintersun também está disponível em 2 variantes: a variante Power com 5 a 14 kWh e a variante Energy com 12 a 26 kWh. Além disso, os acumuladores da Axitec com capacidade de 7 a 25 kWh também são compatíveis com os inversores PLENTICORE.

A Dyness também oferece 4 soluções de bateria com os seus modelos de torre, que armazenam entre 7 e 18 kWh de eletricidade. Os inversores híbridos e carregadores KOSTAL permitem, assim, uma ampla gama de soluções de bateria para uma máxima disponibilidade e flexibilidade.

O sistema de bateria Varta.wall da VARTA é muito esperado. A tradicional marca de baterias apresenta uma variante ultrafina para um máximo de 20 kWh com a sua solução de célula redonda NCA de alta tensão.

Todas as associações atuais de baterias que foram lançadas no mercado podem ser encontradas
no documento Released Batteries na área de download em www.kostal-solar-electric.com/plenticore_released_batteries.

Acumulação de excedentes com o carregador de veículo elétrico ENECTOR

Cada vez mais utilizadores estão a mudar para a mobilidade elétrica através de um veículo híbrido plug-in ou de um elétrico puro.

Com o carregador de veículos elétricos ENECTOR, a KOSTAL parte rumo ao sucesso e cumpre com o seu compromisso de agrupar componentes de energia renovável num sistema eficiente. Juntamente com os inversores inteligentes KOSTAL e perfeitamente complementados pelo KOSTAL Smart Energy Meter, o KOSTAL Solar Portal e o KOSTAL Solar App, o carregador de veículos elétricos ENECTOR acaba com a lacuna restante no sistema completo da KOSTAL.

O ENECTOR está perfeitamente adaptado com o KOSTAL Smart Energy Meter (KSEM). O KSEM encarrega-se da monitorização com a ligação doméstica e protegê-la contra a ultrapassagem do limite de potência contratada, para que a potência de carregamento do ENECTOR seja reduzida, caso seja necessário. Além disso a monitorização integrada de corrente de falha DC e a monitorização de temperatura garantem uma operação contínua sem problemas.

Os modos de carregamento Solar Plus Mode (corrente de rede combinada e carregamento solar) e Solar Pure Mode (carregamento solar puro) são ajustados de forma ideal para a geração de energia solar do próprio telhado em interação com os inversores KOSTAL. Desta forma, a energia solar gerada pelo sistema fotovoltaico é transferida sem problemas para o veículo elétrico, com ou sem acumulador de bateria conetado, conforme desejado. Assim há uma máxima flexibilidade para a sua eletromobilidade.

Com ou sem sistema fotovoltaico próprio, o flexível ENECTOR oferece uma potência de carregamento monofásico até 3,7 kW e uma potência de carregamento trifásico até 11 kW. O ENECTOR tem com um fio pronto para conetar e é rápido de instalar – basta conetar e carregar. Não é necessária autorização. Com a tecnologia de carregamento Modo 3, o ENECTOR carrega os veículos elétricos mais comuns, sejam totalmente elétricos (BEV) ou híbridos (PHEV). O cabo de carregamento de 7,5 metros de comprimento com conetor de carregamento tipo 2 oferece espaço suficiente para o seu veículo elétrico e já está incluído no escopo de entrega. Mesmo em modo de espera, o ENECTOR impressiona com o seu baixo consumo de energia de menos de um watt.

Para obter uma maior potência de carregamento, a KOSTAL lançará em 2023 o ENECTOR AC monofásico de 7,4 kW que foi apresentado na INTERSOLAR 2023 em Munique para os mercados português, espanhol e italiano. A data exata de início será publicada posteriormente.

KOSTAL Solar Electric Ibérica, S.L.
Tel.: +34 961 824 934 ∙ Fax: +34 961 824 831
www.kostal-solar-electric.com

Translate »