renováveis magazine

vantagem de módulos de baixo teor de carbono da DMEGC Solar e novos módulos Infinity RT

Vantagem de módulos de baixo teor de carbono da DMEGC Solar e novos módulos Infinity RT

Em 15 de maio de 2024, a DMEGC Solar anunciou que os seus módulos fotovoltaicos Infinity e Infinity RT obtiveram a certificação de pegada de carbono de produto segundo ISO 14067.

Esta é outra conquista de sustentabilidade alcançada pela empresa após a obtenção da certificação Environmental Product Declaration (EPD). Os resultados provam mais uma vez a sua superioridade em módulos fotovoltaicos com baixo teor de carbono.

A ISO 14067 é uma norma específica de método de cálculo desenvolvida pela Organização Internacional de Normalização para resolver o problema da “pegada de carbono do produto”. Abrange as emissões diretas e indiretas de gases com efeito de estufa durante todo o ciclo de vida dos produtos, desde a aquisição de matérias-primas, fabrico, transporte, vendas, utilização e eliminação. Através da certificação ISO 14067, as empresas podem quantificar a pegada de carbono dos produtos ao longo dos seus ciclos de vida, identificar e otimizar o potencial de redução de GEE (gases efeito estufa) e, assim, promover a transformação para métodos de produção mais amigos do ambiente.

Ao longo dos anos, a DMEGC Solar fez todos os esforços para reduzir a pegada de carbono dos seus produtos e promoveu este facto como uma vantagem fundamental na exploração do mercado europeu. Há alguns anos, antes de outros concorrentes entrarem em ação, a empresa tornou-se um dos primeiros fabricantes de módulos fotovoltaicos a obter a certificação francesa de baixo carbono, entrando assim com sucesso neste mercado em expansão e ganhando uma quota de mercado considerável. Agora, está a alargar essa liderança ao tornar-se o primeiro fabricante de módulos com wafers retangulares de silício a receber a certificação ISO 14067.

Quanto à série Infinity RT de wafers retangulares, trata-se de uma versão melhorada da lendária série Infinity da DMEGC Solar, lançada em novembro de 2023. Os novos módulos utilizam células retangulares maiores, o que resulta numa maior potência e eficiência, mantendo o mesmo tamanho de módulo. Para além da vantagem de reduzir os custos de BOS e LCOE do sistema, os novos módulos da série RT também têm um novo atributo: produção com energia 100% renovável, que vem de uma certificação obtida pela fábrica de módulos da empresa no início do ano passado. Graças à instalação de sistemas fotovoltaicos nos telhados da fábrica, bem como ao investimento contínuo na utilização de energia hidroelétrica e eólica, os módulos “verdes” são produzidos inteiramente a partir de energia renovável. Uma das fábricas de módulos da DMEGC Solar recebeu uma certificação de fábrica zero-carbono emitida pela TÜV SÜD em outubro de 2023, que foi a primeira fábrica zero-carbono de quatro estrelas certificada por esta Entidade.

A DMEGC Solar participou na Intersolar Europe 2024 com os seus módulos Infinity RT e Greenhouse atualizados. A empresa afirmou que os novos módulos foram melhorados em termos de eficiência, fiabilidade e sustentabilidade para manter a sua vantagem competitiva no mercado europeu.

Os novos módulos Infinity RT utilizam células de silício retangulares do tipo N de elevada eficiência desenvolvidas pela DMEGC Solar, com uma eficiência de produção em massa, ao nível das células, que atinge os 26,3%. As células incluem dois tamanhos: M10RT (182R) e G12RT (210R), que ajudam a maximizar a utilização do tamanho do módulo e a alcançar uma maior eficiência. Integrando a mais recente tecnologia de tipo N, SMBB, corte laser sem perdas e outras tecnologias, o módulo bifacial M10RT-B60HBT tem uma potência até 500 W, uma eficiência de mais de 22,6% e uma taxa bifacial de até 30%, o que pode satisfazer os requisitos máximos de desempenho e aparência em telhados residenciais e de C&I. A potência do módulo G12RT-B66HSW pode atingir 620W. Comparado com o módulo 182-72, a potência é aumentada em até 35W+ e a eficiência atinge 23%, alcançando o nível líder da indústria. Com base na ABT (Advanced Black Technology) da DMEGC Solar, o módulo M10RT-B54HBB viu melhorados os processos de revestimento e proteção para tornar a cor mais consistente e harmoniosa. Ao mesmo tempo, a potência atinge os 455W e a eficiência excede os 22,5%, fazendo uma utilização mais eficiente da área do telhado e reduzindo os custos LCOE e BOS.

A DMEGC Solar também exibiu 3 módulos Greenhouse, utilizando 66, 54 e 48 células M10 tipo N, respetivamente. Entre eles, a potência máxima do módulo bifacial de 66 células atinge 550W. Os módulos Greenhouse não só podem ser utilizados em Projetos Agrovoltaicos, como também podem ser utilizados em cenários como telhados de parques de estacionamento. 

Além da conhecida aparência Full Black e da Advanced Black Technology, da utilização de 100% de energia renovável na produção de módulos, baixa pegada de carbono, sem PFAS, cadeia de fornecimento transparente e elevada fiabilidade dos módulos, confirmada por testes de stress alargados de terceiros, como o IEC TS 63209-1 e a classe de resistência ao granizo HW4, a DMEGC Solar tem conseguido proporcionar continuamente várias vantagens aos proprietários de projetos e aos utilizadores finais.

DMEGC Solar
Tel.: +86 579 865 888 26
solar@dmegc.com.cn · www.dmegcsolar.com