Voltalia (código ISIN Euronext Paris: FR0011995588) anunciou o início da construção do seu maior projeto solar no mundo com 320 megawatts. “SSM1&2 é o nosso maior projeto solar até hoje: 320 megawatts, incluindo 50 megawatts apoiados por novos contratos de venda de energia de longo prazo conquistados desde a nossa última comunicação sobre o projeto no ano passado. Estamos agora a iniciar a construção e pretendemos licenciar a instalação durante o 1.º semestre de 2022. O SSM1&2 está localizado no maior cluster eólico e solar do mundo, Serra Branca, um complexo da Voltalia que possui capacidade total de 2,4 GW, que a empresa desenvolveu do zero. Graças às instalações solares SSM1&2, na Serra Branca, estamos a aproveitar a nossa vantagem – a multitecnologia e a otimizar o uso da terra ao colocarmos painéis solares ao lado de turbinas eólicas, tornando a produção de energia renovável mais estável durante o dia”, disse Sébastien Clerc, CEO da Voltalia.
O projeto solar SSM1&2 é apoiado por 5 contratos de venda de energia de longo prazo resultado num período médio de 16 anos para uma capacidade total de 320 megawatts. Inicialmente era um projeto de 32 megawatts, que cresceu dez vezes mais graças a novos contratos de longo prazo feitos com uma série de compradores incluindo um Corporate Power Purchase Agreement (PPA) com a Braskem, empresa brasileira da área de petroquímico e um PPA de utilidade com a Copel, empresa brasileira, pública de capital aberto, parceira de longo prazo da Voltalia e investidora do parque eólico SMG da Voltalia desde 2015 e que se comprometeu em maio de 2021 a adquirir VSM 2 e 4, dois parques eólicos desenvolvidos e construídos pela Voltalia. Após o licenciamento, durante o 1.º semestre de 2022, o SSM1&2 será o maior projeto solar da Voltalia. Este SSM1&2 pertence ao cluster Serra Branca, no Estado do Rio Grande do Norte, que historicamente é um cluster de parques eólicos, com níveis de produção recorde (fator de utilização consistentemente superior a 50% permitindo gerar uma das energias mais competitivas do país).
João Amaral, Country Manager da Voltalia em Portugal afirma “Perante uma conjuntura adversa em que os custos no solar fotovoltaico atingem valores elevados e as cadeias de fornecimento e logísticas continuam instáveis, a Voltalia responde com o seu maior projeto solar de sempre. Provamos, uma vez mais, que as energias renováveis são o futuro e um futuro muito próximo”. Sobre Portugal, o responsável acrescenta “Temos reiterado interesse em investir num projeto de equivalente complexidade e envergadura no nosso país. Acreditamos que a regulamentação possa possibilitar no futuro este tipo de projetos, onde a sustentabilidade e compatibilização com a utilização do solo são também uma prioridade. Estaremos prontos para investir e tornar também Portugal reconhecido em todo o mundo como um polo de referência em projetos híbridos”.
Voltalia
Tel.: +351 220 191 000
l.moreira@voltalia.com · www.voltalia.com
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Universidade de Coimbra lidera projeto de reutilização de água
-
Economia Circular e Competitiva em debate
-
Roque Brandão é o novo Presidente do ISEP
-
Cleanwatts e Externato Cooperativo da Benedita criam Comunidade de Energia
-
Sungrow e ENEVO assinam acordo de armazenamento de energia de 1 GWh na Roménia
