Organizado pelo CBE, pela Universidade de Coimbra (UC) e pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM), o workshop incidiu sobre o tema “Inovação para a circularidade na bioeconomia: atividades transformadoras da biomassa”.
O evento decorreu em duas componentes. A primeira consistiu num conjunto de palestras acerca de cada uma das áreas abrangidas pelo tema do workshop:
- Biomassa e energia: reflexões por Luís Gil, da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) e CBE;
- Bioenergia em pequena escala por Eduardo Costa, da SCIVEN (um dos 8 casos de sucesso a nível europeu apresentados pelo BioRural);
- Biorrefinarias por Luís Duarte, do Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG);
- Biomateriais por Filipe Neves, do LNEG e SPM.
A segunda componente consistiu na resolução de exercícios em grupos de trabalho, com o objetivo de introduzir circularidade nas cadeias de valor tradicionais.
Os grupos, compostos por diferentes tipos de stakeholders, tais como produtores, consultores, investigadores, fornecedores de tecnologia, e representantes de serviços de administração pública, foram motivados a, numa primeira fase, desenharem a cadeia de valor linear de um determinado produto à sua escolha, e numa segunda fase, a fecharem o círculo da mesma cadeia de valor, introduzindo soluções inovadoras de base biológica.
O último destes workshops ocorrerá em maio, no Pólo da UC da Figueira da Foz e incidirá sobre o tema “Inovação para a circularidade na bioeconomia: atividades aquáticas”.
CBE – Centro da Biomassa para a Energia
Tel.: +351 239 532 436
geral@centrodabiomassa.pt · www.centrodabiomassa.pt
VOCÊ PODE GOSTAR
-
Novas cadeias de valor para a reindustrialização sustentável de Portugal
-
Agenda transForm – Valorização da biomassa lenhosa à escala regional
-
Projeto com São Tomé e Príncipe promove parcerias energéticas e sustentáveis
-
Missão do CBE a Moçambique
-
A biomassa proveniente da madeira continuará a ser considerada energia renovável
