Case Study

Do componente para o sistema: os acoplamentos nas turbinas eólicas

Os acoplamentos são um componente vital do sistema de acionamento de uma turbina eólica. Como a tecnologia das turbinas eólicas foi desenvolvido, deixaram de ser um mero elemento de acoplamento para serem um componente de um sistema multifuncional que não só transmite o torque entre a caixa de velocidades e o gerador, como também protege o sistema de potência com um impacto direto na sua vida útil. Enquanto isso as exigências no desempenho, vida útil e disponibilidade têm aumentado continuamente e são mais exigentes do que nunca.

O progresso tecnológico das turbinas eólicas tem tido um rápido desenvolvimento nas últimas décadas. As torres são mais altas, os diâmetros do rotor e as alturas do eixo têm o dobro do tamanho e a potência também aumentou até dez vezes na saída nominal. Isto coloca imensas exigências nos seus acionamentos. Além disso prevê-se uma baixa manutenção na sua vida útil, calculada em 20 anos e devem compensar as elevadas cargas dinâmicas geradas pelo vento em toda a turbina eólica. Para projetar uma turbina eólica de última geração é necessário interagir com campos diferentes e o sistema de acionamento mecânico é um dos componentes mais importantes.

Uma pequena, embora importante parte desta tecnologia avançada, é o acoplamento mecânico. Durante décadas converteu-se num componente do sistema que assume várias funções importantes em simultâneo. Além de transmitir o par e compensar o desalinhamento do eixo, protege contra as sobrecargas, assegura o isolamento elétrico e regista torques e velocidades se necessário. Os sistemas de acoplamentos são cada vez mais potentes, com potências atuais do gerador de 8 MW, transmitindo torques até 500 000 Nm, e tendência está a crescer.

KTR Systems GmbH
Tel.: +34 944 803 909 · Fax: +34 944 316 807
ktr-es@ktr.com · www.ktr.com

Para ler o artigo completo faça a subscrição da revista e obtenha gratuitamente o link de download da “renováveis magazine” nº38. Pode também solicitar apenas este artigo através do email: a.pereira@cie-comunicacao.pt

Outros artigos relacionados

Renováveis Magazine

Recent Posts

Diferenciação na produção de combustíveis sustentáveis

No final de julho deste ano, foi publicada pelo Tribunal de Contas uma análise à evolução dos países no cumprimento…

12 horas ago

Como eliminar os gases fluorados, melhorar a eficiência e aumentar a integração de RED para reduzira pegada de carbono das redes elétricas de MT

Um pouco por todo o mundo, tanto os governos como as empresas estão a acelerar os seus esforços de descarbonização…

4 dias ago

M&M Engenharia Industrial agora é Eplan Portugal

"Estamos entusiasmados por receber a M&M Portugal na família Eplan", diz Francisco Chacon, Diretor-Geral da Eplan Software S.A. na celebração…

4 dias ago

Livoltek obtém certificação Mobi.E: o compromisso com a mobilidade sustentável em Portugal

A recente validação e autorização dos postos de carregamento da LIVOLTEK na Rede Mobi.E é um reforço do seu compromisso…

5 dias ago

DUOS Multitemp: monitorização sem fios de temperatura em 5 pontos

Com o DUOS Multitemp é possível ver e analisar até 5 temperaturas ao mesmo tempo, garantido que os pontos críticos…

5 dias ago

Porque é que o financiamento climático é tão importante?

Não há um dia que passe que não ouçamos falar sobre alterações climáticas e da necessidade de mudanças para travar…

5 dias ago

Fatal error: Uncaught TypeError: in_array(): Argument #2 ($haystack) must be of type array, int given in /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-content/plugins/accelerated-mobile-pages/templates/features.php:8626 Stack trace: #0 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-content/plugins/accelerated-mobile-pages/templates/features.php(8626): in_array('bind', 1709416038) #1 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/class-wp-hook.php(324): ampforwp_include_required_scripts('<!doctype html>...') #2 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/plugin.php(205): WP_Hook->apply_filters('<!doctype html>...', Array) #3 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-content/plugins/accelerated-mobile-pages/includes/features/functions.php(314): apply_filters('ampforwp_the_co...', '<!doctype html>...') #4 [internal function]: ampforwp_the_content_filter_full('<!doctype html>...', 9) #5 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/functions.php(5420): ob_end_flush() #6 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/class-wp-hook.php(324): wp_ob_end_flush_all('') #7 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/class-wp-hook.php(348): WP_Hook->apply_filters('', Array) #8 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/plugin.php(517): WP_Hook->do_action(Array) #9 /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-includes/load.php(1270): do_action('shutdown') #10 [internal function]: shutdown_action_hook() #11 {main} thrown in /home/oelectricista/renovaveismagazine.pt/wp-content/plugins/accelerated-mobile-pages/templates/features.php on line 8626