renováveis magazine

INEGI testa sistema para antecipar danos estruturais em turbinas eólicas offshore

INEGI testa sistema para antecipar danos estruturais em turbinas eólicas offshore

A equipa do INEGI desenvolveu um sistema inovador para monitorização que pretende melhorar a durabilidade dos sistemas de proteção das turbinas eólicas offshore contra a corrosão e criar um sistema de avaliação da integridade estrutural das pás dos aerogeradores.

O INEGI está a testar, em alto mar, um sistema inovador para monitorizar as condições estruturais das turbinas eólicas offshore em tempo real e antecipar o aparecimento de danos. As águas do oceano Atlântico, ao largo de Sines, são o campo de teste deste sistema que está acoplado a uma fundação subaquática instalada a 30 metros de profundidade, e tem ainda provetes de teste com materiais inovadores desenvolvidos pelos parceiros do projeto, formulados para serem mais resistentes e duradouros. O Instituto contou com o apoio do Instituto Hidrográfico para o fundeamento.

Joana Machado, gestora do projeto no INEGI, explica que a fundação subaquática está dotada de um conjunto de sensores capaz de medir os esforços a que a estrutura está sujeita no fundo do mar. “O sistema de monitorização vai permitir o acompanhamento e a previsão de integridade estrutural das turbinas eólicas offshore para uma manutenção preventiva”, acrescenta. Os dados recolhidos, após o ensaio em condições semelhantes às reais de operação, permitirão aferir o sucesso do sistema e apoiar na criação de um modelo de previsão de danos acumulado baseado na Inteligência Artificial.

Este trabalho está a ser desenvolvido no âmbito do projeto europeu Marewind (MAterials solutions for cost Reduction and Extended service life on WIND off-shore faciliteis), que junta 16 parceiros de 7 países e é cofinanciado ao abrigo do Horizonte 2020, o programa de investigação e inovação da União Europeia. A equipa pretende melhorar a durabilidade dos sistemas de proteção das turbinas eólicas offshore contra a corrosão e criar um sistema de avaliação da integridade estrutural das pás dos aerogeradores para aumentar a vida útil dos materiais e estruturas em parques eólicos offshore. Devido ao local de instalação, os equipamentos e os componentes das turbinas eólicas estão sujeitos a um ambiente mais agressivo que contribui para diminuir o seu tempo de vida útil, resultando em avarias ou perda de eficiência na geração de energia e com uma grande repercussão nos custos de operação dos parques de energia eólica offshore.

INEGI
Tel.: +351 229 578 710 · Fax: +351 229 537 352
[email protected] · www.inegi.pt

Translate »