renováveis magazine

Reparações das pás de turbinas eólicas da Rope Robotics compensam em 6 meses

Reparações das pás de turbinas eólicas da Rope Robotics compensam em 6 meses

O robot BR-8 da Rope Robotics pode restaurar até 3% da produção de energia em menos de um dia por lâmina pela metade do custo das soluções manuais.

Depois de mais de 18 meses em funcionamento e tendo reparado mais de 150 pás de turbinas eólicas terrestres danificadas pela chuva em 3 continentes, o robot patenteado da Rope Robotics, marca dinamarquesa de manutenção de pás robóticas, demonstrou o retorno sobre o investimento para proprietários de turbinas em apenas 6 meses. Em comparação com as alternativas manuais, o robot pode arranjar a lâmina cerca de quatro vezes mais rápido e pela metade do custo.

Um problema crescente dos danos causados pela erosão da chuva compromete o desempenho aerodinâmico da pá e, na pior das hipóteses, podem levar à falha desta e a um dispendioso tempo de inatividade da turbina. As reparações da Rope Robotics restauram a potência da turbina mas também são rápidas, económicas e eficientes, bem como seguras para os técnicos. Anteriormente, os técnicos tinham que fazer rapel da nacele até à pá e trabalhar com produtos químicos nocivos, num ambiente de trabalho de alto risco que depende do clima e é caro. A reparação eficiente da Rope Robotics contribui para o aumento da vida útil de um dos componentes mais caros de uma turbina eólica, representando cerca de 25 a 30% do custo de construção.

O robot BR-8 da Rope Robotics pode restaurar até 3% da produção de energia em menos de um dia por lâmina pela metade do custo das soluções manuais. Os primeiros no mercado, os 9 robots da Rope Robotics estão em operação comercial há 18 meses e repararam mais de 150 pás de turbinas eólicas nos EUA, Canadá, África do Sul e Europa. O núcleo do sistema é um robot com sensores visuais, que opera ferramentas de reparação com um braço flexível e técnicos que monitorizam o robot de qualquer local ou remotamente. No local, o robot de 150 kg é preso a cordas ancoradas na nacele antes de ser içado a cerca de 100 metros do solo sobre a lâmina danificada, que foi fixada na posição vertical. Um sistema de vácuo permite que o robot seja preso com firmeza enquanto os motores permitem o movimento pela lâmina. Usando a sua câmara de alta resolução e scanner a laser a bordo, o robot inspeciona a superfície, enviando imagens para o operador remoto, que diagnostica o dano e inicia o processo de reparo em tempo real. O processo de reparação trifásico começa com lixamento da área danificada, aplicando velocidade e força adequadas para criar um padrão que garanta a rugosidade e a geometria da superfície.

Rope Robotics
Tel.: +45 53 660 900
[email protected] · www.roperobotics.com

Translate »