renováveis magazine

Saiba tudo sobre energia solar

Saiba tudo sobre energia solar

De uma forma simples e direta saiba que a energia solar tem origem na luz e no calor do Sol, os quais são convertidos em eletricidade.

Esta fonte de energia pode ser aproveitada de 2 formas – a fotovoltaica e a térmica. E obviamente que a energia solar por ser uma fonte renovável, inesgotável, segura e limpa tem um valor incalculável num momento em que os preços dos combustíveis fosseis não param de aumentar, sendo por isso cada vez mais urgente apostar ainda mais no renovável.

Em Portugal a aposta no solar é uma realidade já há alguns anos, algo que é evidente num simples passeio por todas as cidades do país onde encontramos muitos painéis solares um pouco por todo o lado. A energia solar deixou de ser apenas um sonho para o futuro, e tornou-se numa realidade muito atual para a construção de um futuro mais sustentável.

Vamos saber um pouco mais sobre esta energia!

Como funciona a energia solar?

A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável e limpa que utiliza a radiação solar para gerar eletricidade através do efeito fotoelétrico onde determinados materiais absorvem fotões (partículas luminosas) e libertam os eletrões, gerando energia elétrica. E para isso é utilizado um dispositivo semicondutor – a célula solar ou célula fotovoltaica – que pode ser de silício monocristalino, policristalino ou amorfo, ou ainda outros materiais semicondutores de camada fina.

E para o aproveitamento de energia solar podem ser utilizadas técnicas ativas – como os painéis fotovoltaicos, os aquecedores solares e os concentradores solares térmicos das centrais térmicas – e passivas – não necessitam de equipamento e que passa pela orientação de um edifício ou de uma indústria para uma maior incidência solar e a escolha por materiais com massa térmica translúcidos. Ou seja, a energia solar pode ser gerada de duas formas: através da conversão do sol em eletricidade ou através da conversão do calor da luz solar em eletricidade.

De uma forma simples, os raios solares batem nas placas compostas por materiais semicondutores que através das células solares transformam a energia recebida em eletricidade. Entretanto a energia transformada é armazenada em baterias e, posteriormente, convertida em Corrente Alternada que chega até nós através dos inversores de tensão.

Tipos de energia solar

A energia solar pode ser utilizada na produção de energia elétrica através de 2 sistemas: energia solar fotovoltaica e energia solar térmica.

Energia solar fotovoltaica

Esta é a conversão direta da radiação solar em energia elétrica feita através das células fotovoltaicas que são compostas por material semicondutor (geralmente o silício). Ao cair nas células, a luz solar provoca a movimentação dos eletrões do material condutor, transportando-os pelo material até serem captados por um campo elétrico. E desta forma é produzida eletricidade.

O sistema fotovoltaico, constituído por painéis, módulos e equipamentos elétricos não dependem de uma grande radiação para funcionar. Mas a quantidade de energia produzida depende da densidade das nuvens, por isso quanto menos nuvens houver maior será a produção de eletricidade e essa será a situação ideal.

Energia solar térmica

A energia proveniente do sol é transformada em calor, aquecendo a água de vários locais, e para isso são utilizados painéis solares (espelhos, coletores e helióstatos) que refletem a luz do sol, concentrando-a num único ponto em que há um recetor (constituído por um líquido que é aquecido através da luz solar refletida nos painéis, e que também é o responsável pelo armazenamento de calor que aquece a água e produz vapor. E é esse vapor que movimenta as turbinas nas instalações e aciona os geradores que produzem a energia elétrica). As regiões com uma maior incidência solar, que tenham poucas nuvens e terrenos planos são as ideais para a produção de energia solar térmica.

Esta energia é conhecida internacionalmente como a Concentrating Solar Power (CSP) e pode ser instalada em habitações para a produção de água quente sanitária ou nas pequenas instalações industriais para o aquecimento.

Quais as vantagens e desvantagens da energia solar

A energia solar apresenta inúmeros benefícios para o meio ambiente mas também há algumas desvantagens. Veja no quadro abaixo um resumo das vantagens e desvantagens da energia solar:

VantagensDesvantagens
Fonte de energia renovável e inesgotável.No fabrico é consumida uma grande quantidade de energia que, muitas vezes é maior do que a energia gerada pelo painel solar.
Não poluente.Preços mais elevados do que outras fontes de energia renováveis.
Não necessita de muita manutenção.Produção dependente das condições atmosféricas.
Painéis solares mais eficientes e custos mais baixos.Não é produzida energia durante a noite.
Instalação em lugares afastados e de difícil acesso por não necessitarem de muita manutenção.Há regiões onde não é possível produzir esta energia no Inverno devido ao sol mais fraco.
Requer áreas menos extensas para ser produzida.Armazenamento de energia pouco eficiente comparado com outras energias renováveis.
Longa duração dos equipamentos de aproveitamento térmico.Forma de armazenamento pouco eficiente para meios industriais.
Benefícios fiscais e apoios governamentais.Tempo de retorno do investimento longo.

Qual a situação da energia solar em Portugal?

Em Portugal, a energia solar é uma realidade cada vez mais forte, sendo um dos países da Europa com melhores condições para aproveitamento deste recurso, dispondo de um número médio anual de horas de Sol, variável entre 2200 e 3000, no continente, e entre 1700 e 2200, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, respetivamente. Para comparação, na Alemanha, por exemplo, este indicador varia entre 1200 e 1700 horas.

As regiões portuguesas com maior radiação solar são o Algarve, o Alentejo e a Madeira. Em 2014, a região do Alentejo foi responsável por 38% da produção fotovoltaica nacional. Especificamente em Lisboa, num plano inclinado de cerca de 40º e orientado a Sul, o valor médio diário de potência da radiação solar global (radiação direta e radiação difusa) é de 414 W/m2.

Há previsões que indicam que a construção de novas centrais solares irão permitir sextuplicar a produção nacional em 2025. A ajudar está o Plano Nacional de Energia-Clima 2030 onde existem estratégias para assinalar uma política energética focada na promoção e desenvolvimento de novos investimentos em energias renováveis, com enfoque na energia solar fotovoltaica.

Translate »